GERALDO NOTÍCIAS: MUNICÍPIOS DA AMUNOP ADOTAM MEDIDAS DE CONTENÇÃO DE GASTOS...

ODONTO WAY

ODONTO WAY
ODONTO WAY.. "Odonto WAY em Congonhinhas: sempre inovando para melhor lhes atender! Venha conhecer nossos serviços dentários de qualidade, com profissionais experientes e equipamentos de última geração. Seu sorriso merece o melhor! Agende sua consulta hoje mesmo."

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

MUNICÍPIOS DA AMUNOP ADOTAM MEDIDAS DE CONTENÇÃO DE GASTOS...


Municípios que integram a Amunop, Associação dos Municípios do Norte do Paraná, se reuniram esta semana, em Cornélio Procópio, para definir uma série de questões. A adoção de medidas urgentes de contenção de despesas para fazer frente à queda do FPM, Fundo de Participação dos Municípios foi a tônica do encontro.
Segundo presidente da Amunop, Celso Silva, prefeito de Bandeirantes, a reunião tratou de assuntos importantes como o Plano Municipal de Educação, a prorrogação da obrigatoriedade da erradicação dos lixões a céu aberto, a formação de consórcio para a gestão da iluminação pública entre os municípios da entidade, a queda no repasse do FPM, o recesso das prefeituras neste final de ano e inicio de 2015, a implantação do Campus Norte Pioneiro da UFPR e a eleição da Amunop.
“Foi uma reunião participativa, produtiva e muito importante”, afirmou Celso Silva. A reunião, realizada na sede da Amunop, no centro de Cornélio Procópio definiu que os municípios deverão iniciar o processo de elaboração do Plano Municipal de Educação para posteriormente contratar uma equipe de assessoria para analisar e finalizar o processo.
A questão do lixo urbano também movimentou a reunião. Como grande parte dos municípios já está eliminando os lixões e transferindo o lixo para usinas de reciclagem, a questão ficou restrita às cidades que ainda possuem lixões.
O presidente da Amunop, Celso Silva destacou que as despesas de final de ano aumentam com os compromissos que os municípios são obrigados a cumprir.
Ele destacou que é necessário medidas de economia que permitam pelo menos o pagamento dos salários de novembro, dezembro e o 13º, para que o funcionalismo seja beneficiado. A queda no Fundo de Participação dos Municípios também está preocupando os prefeitos. Eles esperam que o Congresso Nacional aprove o aumento de l para 2 por cento, do FPM que é repassado aos municípios em dezembro.
O recesso das prefeituras neste final de ano também foi pauta da reunião da Amunop. Ficou definido que cada municipio deverá adotar as medidas costumeiras, com respaldo da associação. Alguns prefeitos definiram um novo horário de atendimento para a população e redução em serviços que podem esperar.
“No nosso caso, vamos atender das 8 às 14 horas”, disse o prefeito de Nova Fátima, Nilson Xavier. Os prefeitos aprovaram ainda um documento que será enviado à Reitoria da Universidade Federal do Paraná, solicitando detalhes da implantação do Campus Norte Pioneiro da UFPR. O processo foi paralisado em conseqüência das eleições e os prefeitos solicitaram uma posição da entidade.
O presidente da Amunop, Celso Silva conformou para o dia 18 de dezembro, a eleição da nova diretoria da Associação dos Municípios do Norte do Paraná. Embora tenha realizado um excelente trabalho à frente da entidade, Celso Silva afirmou que não pretende concorrer novamente ao cargo.
Os prefeitso têm até o dia 8 de dezembro para registrar uma chapa. Os prefeitos de Assaí, Luiz Alberto Vicente e de Cornélio Procópio, Fred Alves manifestaram interesse em participar do pleito.

 (Rádio Web CP com Marcos André de Brito – 
Assessoria da Amunop e fotos Roberto.

Nenhum comentário: